142 mil m² de terreno baldio no coração de Realengo. Por quê?
E o bairro precisando de Cultura e Lazer e o País de mão de obra qualificada.
O Movimento Pró-Escola Técnica Federal na Zona Oeste/Realengo/RJ (fundado em 08/08/1983) tem projetos e propostas para o local, tanto quanto o IFRJ – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, para parte dele.
O Blog Pro Realengo e o Jornal Realengo em Pauta em nome da população de Realengo solicita que a União (Governo Federal) , O Exército, Governo Estadual, Governo Municipal e o Poder Judiciário entrem em acordo urgentemente. Pois diversos projetos sociais podem ser implantados neste local.
O local:
No terreno da antiga Fábrica de Cartuchos do Exército, existe muito espaço ocioso sendo tomado por mato e poças d’água enquanto que o IFRJ necessita ser ampliado e a população poderia ganhar um parque onde haveria Cultura e Lazer, num bairro carente de opções.
E recentemente o blog pode visitar com o Administrador Regional (XXXIII RA) Sr. Roberto Estrela junto ao Sr. Guilherme (Engenheiro do município responsável pela conservação e obras de Realengo) acompanhado por militares que estão responsáveis pelo local denominada Área 3.
Relembrando o caso: Esse terreno foi cogitado em virar condomínio por intermédio da POUPEX mas ações na Justiça Federal / IBAMA para preservar esta área verde, interromperam esta transação e posteriormente, uma lei municipal destinou o local, para serem destinadas ao ensino.
O Pró-Realengo e o Jornal Realengo em Pauta estiveram reunidos com lideranças do Movimento Pró-Escola Técnica Federal na Zona Oeste/Realengo/RJ e a direção do IFRJ (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.)
Ampliação do Ensino Público em Realengo.
A instituição tem grande interesse em parte desse terreno
(ressaltou o Prof. Jorge Oliveira), pois comissões internas a qual ele fez parte no passado, já pensando na ampliação da grade como por exemplo a viabilidade de incluirmos o curso de Educação Física, no qual é necessário quadras e campos além de piscina e vestiário e com a cessão de 200 metros do terreno ao fundo já teria como implantarmos este e outros cursos além desafogar os cursos que já temos aqui e que são obrigados a estagiarem em outra campus. Vou dar um exemplo: a Clínica-Escola demanda alguns laboratórios que não foram construídos e o ideal e que fiquem no mesmo espaço, como por exemplo a do curso de Farmácia que foi implantado depois de já termos construído e foi adaptado no espaço que já tínhamos e com a ampliação do terreno acreditamos solucionar esses problemas.
A atual diretora do Campus IFRJ/Realengo, Profª. Sandra da Silva Viana vê com bons olhos a possibilidade de expandir a área do Instituto pois a Educação Física e a Farmácia Horto podem ser colocadas em prática se tivermos espaço, pois atualmente estamos estudando a possibilidade de subir mais um andar para ampliarmos nossos laboratórios. Em breve iremos inaugurar nossa Biblioteca por enquanto destinada aos alunos e quem sabe no futuro abrir para a população.
Um bosque para Lazer com ciclovia e muito mais.
A Sra. Marta Maria Vieira de Melo e Ana Maria Pena Afonso que fazem parte do Movimento Pró-Escola Técnica Federal na Zona Oeste/Realengo/RJ disseram que o Movimento tem diversos planos para esta área 3, por exemplo um bosque, com áreas reservadas ao esporte e formar atletas e também com acesso a comunidade (o que vem ao encontro das sugestões recebidas no blog).
Inclusive existem negociações com o Instituto de Cardiologia de Laranjeiras e o Prof. Jorge acrescenta que também a UNIRIO e outros espaços destinados a saúde como o Instituto Benjamin Constant podem ocupar se houver a liberação do terreno.
O blog ressaltou que nós moradores queremos alguma coisa. O que não pode é esta imensidão de terreno ficar abandonado e proliferando mosquito e focos de todo tipo de doenças. E o desenvolvimento ficar somente no papel.
Realengo em Pauta perguntou em que pé esta o projeto implantação do curso de Educação Física?
O Prof. Jorge explicou que uma comissão interna preparou um projeto pedagógico para o curso funcionar fazendo um calculo de equipamentos e a quantidade de professores e funcionários que seria necessário e esta pronto mas depende da cessão do terreno para ele se tornar realidade. E isso esta dentro do acordo de metas assinado com o MEC que prevê a implantação deste curso entre outros, mas para poder se materializar precisamos de condições materiais e físicas, por isso precisamos desta área logo aqui atrás.
A preocupação do Governo Federal através do MEC é exatamente implantar cursos de licenciatura, ou seja, formar professores exatamente pensando no futuro do esporte na base do ensino púbico. E os cursos públicos de Educação Física mais próximos desta região são no Fundão ou em Seropédica e esta aqui seria uma ótima oportunidade para formar mão de obra qualificada.
Lazer para o povo e Estágio aos que se formam no Instituto.
Marcelo Queiroz do Realengo em Pauta: Se temos um projeto de um bosque que pretende promover o esporte e se tem ao lado um curso de educação física que vai criar mão de obra até para os alunos estagiarem. Como a sociedade de Realengo, junto com o Movimento Pró-Escola Técnica e a imprensa (jornal e Blog) podem ajudar para esta conquista para Realengo . Qual a posição oficial do Instituto?
Profª Sandra diretora do IFRJ-Realengo disse que gosta de trabalhar pensando a curto, médio e longo prazo. E a educação Física eu classificaria como longo prazo, mas a batalha pelo espaço precisa estar definida.
A primeira coisa é implantar o ensino técnico aqui e consolidar estes três que já temos de ensino superior; inclusive este ano já estamos formando as primeiras turmas, de Farmácia e Terapia Ocupacional, que carinhosamente chamamos de os “primeiros filhos”, já estão entrando no mercado do trabalho.
A gente tem alunos que falam que os nossos cursos tem mudado a vida deles, eles tem passado em primeiro lugar em diversos cursos que concorrem.
Pró-Realengo / Realengo em Pauta: Convocamos toda a população e os movimentos culturais principalmente para que abracem esta luta que começou a muito tempo, já temos um fruto de nove anos que é o Colégio Pedro II e ainda temos outras conquistas que só ocorrerão com a sociedade unida.
Realengo não tem transporte e tão pouco, estrutura de esgoto para mais um condomínio na região. Que serão bem vindos se estes itens forem supridos.
Antônio Palmeira que é um dos fundadores do Movimento Pró-Escola Tecnica concorda com tudo dito anteriormente e acrescenta por email.:
Precisamos solicitar ao Sr. Prefeito que agilize a municipalização do Hospital Albert Schweitzer conforme compromisso de campanha bem como negocie com os proprietários sobre o retorno do CINE TEATRO Realengo para a administração municipal como espaço de cultura pública cumprindo o previsto em lei municipal em vigor, pois além de ser imóvel tombado, é destinado as ações públicas de cultura da região.
Em tempo: O Sr. Antonio disse que atualmene está apoiando as reivindicações dos moradores de Magaçhaes Bastos, que poderão ter suas casas desapropriadas pela prefdeitura, por conta do traçaddo da Transolimpica, mesmo tendo terrenos do Exército que poderia e estavam cotados para sere usados e agora não mais serão.
A campanha por este espaço é de todos os moradores e de todas as vertentes sociais que desejam um Realengo melhor. Junte-se a Nós! Comente abaixo ou envie um e-mail dizendo eu apoio! E ao fazer isso incluiremos logo abaixo desta postagem seu nome na lista abaixo-assinado.
Assinam embaixo: Luiz Fortes, Marcelo Queiroz, Flavio Aguiar,…..
EU APOIO !!!
Eu tbm apoio! Sou aluna do curso de Farmácia do Ifrj e gosto muito da qualidade do ensino! Por vezes pego provas de alguns concursos que pretendo fazer e consigo obter êxito em diversas questões, embora eu ainda esteja no 4° período da graduação. Ampliar o campus seria algo maravilhoso para todos os alunos, pois embora dizem que muita coisa melhorou, ainda falta espaço para muitas atividades importantes no campus. Estou na torcida para que isso aconteça, e meus colegas também!!