Ângelo Inácio, assessor parlamentar e membro da Pastoral do Meio-Ambiente da Paróquia Divino Espírito Santo – Diz que o movimento vem fazer eco às possibilidades de evolução das associações de moradores, agora relacionadas ao meio ambiente e ao amadurecimento da democracia, sendo baseado na Agenda 21 e o Rio+20. No âmbito da atuação da Pastoral foi feita uma enquete e a população colocou como prioridade área de lazer, para surpresa dos membros da pastoral que achavam que saúde ou segurança seriam mais pedidas. A pastoral abraçou a ideia, primeiro com o parque da serra do Barata, e agora com o terreno baldio de 142 mil m²no centro do bairro. Ângelo fala que o movimento em si realizou duas manifestações com abraço ao terreno, e uma dando a volta no quarteirão colocando galhardetes com os dizeres “Parque Verde queremos agora”, abaixo assinado com a população, e que conseguiu e contatos com políticos de diversos partidos.
Luiz Fortes, editor do Blog Pro-Realengo: “A história do parque verde é recente. Mas o sonho de tornar aquela área uma área de lazer é antigo, já vem de muito tempo. Já fez parte de projeto de lei e seminário realizado. Agora a Pastoral do Meio ambiente concretizou com um movimento chamado Realengo que queremos. Fui convidado para as reuniões e participei de todas, apesar de não ter uma organização oficial, tem a possibilidade de participação de todos. Segundo Luiz Fortes, o IFRJ também tem interesse de ampliar suas instalações e vê com bons olhos esse movimento, tanto que a diretora Sandra tem dado apoio e cede uma sala para reunião do grupo.. Para ele, o maior empecilho ainda está na resistência do Exército”.
Sérgio Sant’Ana – Psicólogo e morador da Av. Santa Cruz – Sérgio conheceu Ângelo Inácio depois de um curso de desenho. Através do contato pelo Facebook, conheceu a luta pelo parque verde. Interessou-se em fazer algo pelo bairro, algo mais coletivo. O que levou Sérgio a se engajar no movimento Realengo que queremos foi a proposta de cultura e lazer, porque a comunidade é muito carente neste aspecto. Participou de várias reuniões e de várias atividades como a caminhada com colocação de galhardetes, além de colaborar na parte de informática. Ele vê como maior dificuldade o engajamento maior da população. Segundo ele, cada pessoa que chega ao grupo tem potencial para agregar ideias para o parque
O QUE SONHAMOS PARA O PARQUE VERDE:
Faculdade de Educação Física (IFRJ)
Unirio
Instituto do Coração
Preservação da área verde
Jardins
Revegetação
Projetos sustentáveis (compostagem)
Pista de caminhada
Campos de futebol
Ciclovia interna
Pista de skate externa
Parquinho
Academia da Maior Idade
Museu da Fábrica
Teatro
Centro Cultural – (Nave do Conhecimento)
Sala de espetáculos
Sala de Oficinas
Biblioteca
Conservatório de música Museu da Fábrica
Bicicletário
Quiosque
Banheiro (fraldário, adaptado)
Bebedouros
Fraldário
Tratamento de esgoto
Centro administrativo – salas de exposições
Hoje só temos o abandono: