Esporte
Edição nº 5: Celeiros de Judocas da Associação Desportiva Fugi-Yama
O Realengo em Pauta foi visitar a Associação Desportiva Fuji-Yama de Judô do professor Josildo Carneiro da Silva – 4º DAN-FP, que em mais de 20 anos já formou 29 faixas pretas, com iniciação de crianças.
Como forma caráter do futuro cidadão brasileiro, o judô é uma ferramenta para contribuir na formação com boas e positivas fazendo mente e corpo sadio. A metodologia não está focada no campeão, mas no comportamento, interesse e notas escolares. Os pais se sentem comprometidos nesta metodologia.
Na parte competitiva dois atletas vão participar da seletiva carioca, que classifica para o campeonato Brasileiro, em Alagoas. São eles Marcelo Luis e Thalles Perreira, ambos de doze anos. Marcelo Luiz conquistou o vice-campeonato Brasileiro Regional ( ES, BA, MG e RJ) na sua categoria.
A Falta de Apoio
Segundo prof. Josildo, eles recebem muitos convites para competir fora do estado, porém são recusados, pois não tem recursos financeiros para arcar com os custos, tais como: transporte, alimentação, qualificação, trabalhos específicos e treinamentos. Apenas o apoio dos pais muitas vezes não é suficiente para bancar o sonho de crescer no esporte e se tornar um campeão. Um atleta só no campeonato carioca conquistou 9 medalhas e não tem condições de levar o mesmo para competir em outros estados. Amante do esporte, prof. Josildo faz um apelo para empresários e comerciantes da região possam adotar e ajudar a formar um medalhista.
Planejamento é Fundamental
Prof. Josildo nos fala que não existe planejamento para formar atletas e que os pais tem pressa. Logo, a renovação é lenta e os talentos são desperdiçados. “Gostaria de ter condições para formar atletas. Cito Cuba como exemplo de planejamento que gera um melhor aproveitamento dos talentos no esporte. O tempo mínimo para formar um atleta é de cerca de 4 anos e com o jovem Marcelo Luiz, que sempre ganhou todas as competições, procuro dar um treinamento diferenciado.”
As aulas são ministradas na Sociedade São Vicente de Paula na Rua Goulart de Andrade 320. Os participantes têm de 04 a 12 anos e treinam todas as 2ª. 4ª e 6ª a partir da 18 horas. Mais informações : tel- 3908 3378 – 8809 3778
[nggallery id=4]