INAUGURAÇÃO DA BASE AVANÇADA ÁGUA BRANCA

INAUGURAÇÃO DA BASE AVANÇADA ÁGUA BRANCA

Ten Juliano no comando da compania

 

No dia 05 de outubro a Coordenadoria de Polícia Pacificadora concluiu a ocupação do antigo Fumacê, com a inauguração da base avançada da Água Branca, novo posto de policiamento da UPP Batam. A solenidade de inauguração aconteceu na Rua Ranulpho Bocayuva Cunha, em Realengo, contando com as mais altas autoridades do Governo do Estado do Rio de Janeiro, como o governador Sérgio Cabral, seu vice-governador Pezão, o secretário de segurança pública José Mariano Beltrame, da chefe de policial civil Martha Rocha, do Cel. Erir Ribeiro Costa Filho, comandante da Polícia Militar, do Coordenador das UPP’s, Cel. Rogério Seabra, do Cel Fontenelli, comandante do 14º BPM , de diversas  autoridades civis e militares, bem como do comandante da UPP Batam, capitão Marlow Rodrigo da Silva, e o subcomandante tenente Juliano Correa.

O coordenador da Upp's Cel Seabra entre Cap. Marlow e o Ten. Juliano

A ocupação

A instalação do posto avançado atendeu a um pedido dos próprios moradores. Após estudo da Secretaria de Segurança (Seseg), com o apoio da Policia Militar, foi definida a logística operacional, o efetivo e a implantação da base. A ocupação ocorreu no dia 17 de agosto pelas forças policiais (UPP Batan, Batalhão de Choque e Batalhão de Ações com Cães). A localidade passou a usar o antigo nome Água Branca, passando a integrar a área da UPP que já possui uma base avançada na comunidade de Corinto.

Secretário Beltrame discursa na inauguração da UPP

“Com a instalação da base avançada de Água Branca teremos a oportunidade de estender os projetos sociais e esportivos desenvolvidos no Jardim Batam para a nova comunidade  atendida. Estamos prontos  e à disposição dos moradores para estabelecer a aproximação com essa população, que somada as comunidades adjacentes, chegam a aproximadamente 29 mil moradores, de acordo com dados do Instituto Perreira passos(IPP)” ressalta o capitão Marlow Rodrigo da Silva, comandante da UPP Batam.

Crianças da comunidade com o Cap Marlow comandante da UPP Batan

O efetivo da UPP Batam passou de 106 para 146 policiais e recebeu ainda mais 02 viaturas.

A solenidade

Palanque das Autoridades

A cerimônia teve início com a chegada da comitiva do Governador Sérgio Cabral, que chegou ao local acompanhado pelo vice-governador Pezão e o secretário de segurança José Mariano Beltrame. No local já se encontravam o comandante da PM CEL Erir Ribeiro e a Chefe de Policia Martha Rocha e o Cel Rogério Seabra coordenador Geral  das UPP e a Banda da Policia Militar.  O subcomandante Juliano Correa comandou a apresentação de Tropa, após os discursos das autoridades presentes a começar pela benção do capelão da PM.

Crianças fazem a festa na inauguração

crianças mostram os jogos recebidos na inauguração

No dia da inauguração as crianças da comunidade foram agraciadas com brinquedos da UPP e várias delas fizeram questão de tirar fotos com as policiais e os comandantes da UPP e o coordenador geral das Upp’s. Houve a promessa, por parte das autoridades, de que os projetos sociais – como por exemplo, as aulas de Jiu-Jitsu, esporte praticado na sede do Batan – serão estendidos para a Água Branca.

viatura da UPP Agua Branca

UPP Batan

Inaugurada em 18 de fevereiro de 2009, a UPP Batan foi a 3ª unidade  a ser instalada pelo programa de pacificação e atende ainda à Vila Jurema e ao Conjunto Habitacional dos Ipês. Atualmente, a unidade possui diversos projetos sociais e esportivos e disponibiliza um programa de atividades físicas para idosos.

Curiosidades

O nome da base (Água Branca) foi escolhido pelos próprios moradores, devido á proximidade com a Estrada da Água Branca e do conjunto habitacional  que leva o mesmo nome. De acordo com os moradores, a escolha é para desvincular a população da localidade conhecida como Fumacê, estigmatizada por freqüentes ações de criminosos. Já o nome Batan é derivado da árvore Urubatã que existia no local durante a ocupação popular.

Compania da UPP Batan na Agua Branca

 

Na ocasião da inauguração da UPP da Água Branca, nos deparamos com este monumento que é uma homenagem do Exército.

Texto da placa:

FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

Placa da FEB

HOMENAGEM DA FEB.

O Capitão Antônio Alvares da Silva. Frei Orlando , era Capelão do 2º Batalhão do 1º Regimento de Infantaria, quando faleceu em ação às vésperas da conquista de Monte Castelo, no dia 20/02/1945 tornando-se patrono do Serviço de Assistência do Exército.

Seria ótimo se neste monumento fosse feito uma revitalização. 

Composto de Placa descritiva, um Capacete e 4 artefatos de tiro.

Monumento FEB com artefato e capacete.

Gostou na notícia? compartilhe!

Sobre Realengo em Pauta

Um Jornal totalmente dedicado ao bairro de Realengo. Informando e dando espaço em suas paginas, para que seus moradores expressem suas opniões, encaminhem sugestões e abre espaço para que comerciantes e empresários divulguem seus produtos ou serviços e com isso alavancar o progresso do bairro, gerando emprego aos seus moradores e melhoria de renda.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

2 respostas para INAUGURAÇÃO DA BASE AVANÇADA ÁGUA BRANCA

  1. Somebody necessarily lend a hand to make critically posts I might state. This is the very first time I frequented your web page and thus far? I surprised with the analysis you made to make this actual publish extraordinary. Great process!

  2. INAUGURAÇÃO DA BASE AVANÇADA ÁGUA BRANCArealengoempauta.com.br | realengoempauta.com.br is a nice blog post. I am going to take more time researching this topic.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *