Realengo no circuito das artes

Nos 200 anos de Realengo  atriz traz ao bairro o Circuito Itinerante de Poesia

bethcircuito4

       Uma missionária a serviço da arte e da cultura. Assim pode ser definida Beth Araujo, se é que o ser humano permite algum tipo de definição. Moradora de Santa Teresa Beth, que é atriz e arte educadora, percorre os subúrbios e comunidades pobres de nossa cidade compartilhando sua vivência artística com todos.  Em 2014 ela desenvolveu o Circuito Itinerante de Poesia nos Bairros Cariocas, que este ano celebra os 200 anos de nosso bairro, Realengo. As atividades começam dia 1° de Outubro com o lançamento de um selo comemorativo. O encerramento acontecerá no dia 21 de Novembro com uma intensa programação cultural no colégio Pedro II. Confira um pouco paixão de Beth Araujo pela arte e por Realengo.

 bethcircuito3  Em sua carreira de atriz Beth sempre uniu o poema ao seu teatro. Daí veio o sonho de criar um circuito onde a poesia pudesse ser celebrada em todas as suas formas: “O Circuito se preocupa com o conteúdo, propõe um debate em torno da poesia; Não é um sarau”, nos conta a atriz que além de arte educadora é também pesquisadora, diretora e dramaturga. E como Beth chegou até Realengo? Foi através de sua amiga Martha Nogueira, criadora e diretora do Centro de Memória de Realengo e atualmente diretora da Escola Municipal Coronel Corsino do Amarante. Martha, que foi aluna de Beth no projeto  Poesia em Cena, propôs à amiga que nos 199 anos de Realengo levasse o projeto embrionário do Circuito ao bairro. O evento aconteceu em um único dia.  Ali Beth assumiu o compromisso de retornar em 2015 para mais uma vez realizar o circuito para celebrar os 200 anos. Ela foi se apaixonando pelo bairro e por todas as possibilidades artísticas que ele oferece. Logo sua paixão foi cativando artistas do bairro para se juntar à causa: “Um exército de Brancaleones se juntou a mim para realizar o Circuito”, afirma. Quantos patrocinadores, colaboradores financeiros então apoiando esta iniciativa?  Nenhum! Todas as despesas do Circuito saem do bolso da própria Beth Araujo. Ela é rica? Não, é apenas uma pessoa apaixonada pelo que faz e comprometida com sua arte. “Posso não ter apoio financeiro, mas tenho ótimas pessoas que foram se juntando ao projeto porque acreditaram; é quando se dá a magia do encontro, diz”.

bethcircuito1 bethcircuito2

 

 

 

 

 

 

 

Apenas imbuída do desejo de prestar uma homenagem ao nosso bairro através da arte Beth conseguiu para o Circuito a parceria com o Colégio  Pedro II cujo teatro abrigará as apresentações artísticas , da Universidade Castelo Branco, onde acontecerão mesas literárias, O IX Batalhão do Exército, onde será lançado o selo comemorativo dos 200 anos. Nas seguintes escolas acontecerão atividades culturais durante o mês de Outubro: Solano Trindade, Coronel Corsino do Amarante, Frei Veloso e Professor Henrique Saldanha. A escola Clementino Fraga trará um ao bairro um trabalho sobre a valorização da identidade das crianças.

     No vocabulário de Beth Araujo não existe a palavra dificuldade; para ela é um prazer realizar e sempre soube que teria um ônus a pagar. “A falta de apoio financeiro, patrocínio não me faz choramingar pelos cantos, pelo contrário; não vejo como fardo algo que é meu sonho”, afirma Beth em uma  declaração de amor à Realengo e à arte.

Visitem a Fan Page do Circuito Itinerante de poesia.

 https://www.facebook.com/circuitoitinerantedepoesia?notif_t=page_fan

Darlan de Andrade (ex-morador da vila Vintén) fez esta poesia em homenagem ao Circuito de poesia.

 POEMA DE DARLAN PARA O CIRCUITO DE POESIA.

O RIO RE LÊ REALENGO

REALENGO DE REALEZAS

Beth e Darlan de Andrade foto: Luiz Fortes

Beth e Darlan de Andrade foto: Luiz Fortes

REALENGO VELHO,

DUZENTAS LEMBRANÇAS

REALENGAS

DO RADIO DE PILHA

BANDEIRA COM VACA

TERRA BATIDA

MORRO, FAVELAS E PRAÇAS.

O RIO RELENDO REALENGO

NOS PASSOS, NO TREM, NO ABRAÇO

NO CIRCUITO DE POESIA.

DARLAN DE ANDRADE.

 


 

Esta matéria foi produzida por nosso colaborador  Carlos Maia

Carlos Maia

Carlos Maia

Ator, jornalista, agitador cultural, diretor cinematográfico,

morador da rua Frei Miguel no lado Sul de Realengo

visitem seu blog : http://omundomaia.blogspot.com.br/

Gostou na notícia? compartilhe!

Sobre Realengo em Pauta

Um Jornal totalmente dedicado ao bairro de Realengo. Informando e dando espaço em suas paginas, para que seus moradores expressem suas opniões, encaminhem sugestões e abre espaço para que comerciantes e empresários divulguem seus produtos ou serviços e com isso alavancar o progresso do bairro, gerando emprego aos seus moradores e melhoria de renda.
Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *